Faz parte da sua história

O Memorial do Milho foi criado com o intuito de abrigar o acervo histórico daFesta Nacional do Milho e da história da produção de milho em Patos de Minas,contribuindo para a preservação da nossa memória cultural.

No entanto, o projeto ganhou vida própria, ultrapassou os limites do Parque deExposições, convertendo-se em um dos principais pontos turísticos da cidade ecentro de pesquisa histórico-cultural para escolas e comunidade.

O Memorial do Milho resgata, por meio de inúmeros documentos e objetos, ahistória da Fenamilho, permitindo às gerações atuais e futuras conhecer atrajetória da festa e de todos aqueles que contribuíram, a seu tempo e commuito empenho, para a sua realização e permanência.

O acervo conta com mais de 10 mil documentos e objetos: são réplicas emminiatura dos carros alegóricos construídos nos anos de 1959 a 1965, recortes dejornais e revistas de época, livros, fotos, fitas de vídeo, filmes, slides, vestidosdoados pelas candidatas, faixas e coroas das Rainhas e Princesas, objetos pessoais de famílias de uso na zona rural, troféus, comendas, souvenirs, brindesem miniatura, obras de arte e produtos artesanais.

São 1.000 m2 de área construída que abrigam, em exposição permanente, partedo acervo do Memorial do Milho. Os demais itens que compõem o acervo sãoapresentados sob curadorias especiais, para que toda a população e visitantestenham acesso e conheçam essa história.

MARIAS ARTESÃS

O Memorial do Milho abriga ainda o trabalho das Marias Artesãs, senhoras daterceira idade que mostram criatividade e habilidade na confecção de produtosartesanais, utilizando palha de milho, capim e fibras de algodão. São mais de 100produtos originais que integram o Catálogo de Artesanato. Algumas peçaschegaram a ser exportadas, levando um pouco da cultura do milho paradiferentes países.

O projeto das Marias Artesãs contribui para a continuidade do artesanato detradição, zelando pela preservação da identidade cultural da região eestimulando o trabalho solidário.

FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA DO MILHO

A Fundação Casa de Cultura do Milho é a instituição mantenedora do Memorial doMilho, responsável pela gestão e preservação do patrimônio histórico-artístico ecultural abrigado pelo Museu.

Criada em 12 de maio de 2008, a Fundação Casa da Cultura do Milho é umaentidade sem fins lucrativos, regida por estatuto e por legislação específica. Noano de 2009, foi declarada entidade de Utilidade Pública Municipal e, em 2010,foi considerada de Utilidade Pública Estadual, o que demonstra a relevância dotrabalho desenvolvido pela instituição na preservação, valorização e difusão damemória histórica da cidade e do homem do campo.

A Fundação tem como objetivos a promoção da cultura e do turismo regional, adefesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico, a preservação econservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável,incentivo a estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias alternativas e aprodução de informações e conhecimentos técnico-científicos referentes aoagronegócio.